NOTÍCIAS

Obituário: Aron di Leone Leoni (1932-2010)

Faleceu no passado dia 17 de Março o Dr. Aron di Leone Leoni, historiador de méritos firmados, cuja obra muito contribuiu para ajudar a traçar, de forma rigorosa e documentada, a História da Nação Portuguesa e Espanhola, em particular no que concerne às comunidades sefarditas em diáspora estabelecidas nos grandes centros europeus do século XVI, sobretudo Ferrara, Veneza, Ancona, Pesaro, Antuérpia ou Londres.

A sua obra notável encontra-se dispersa tanto em estudos monográficos como na colaboração assídua prestada a várias revistas conceituadas de que destacamos, por exemplo, Zakhor – Rivista di Storia degli Ebrei d'Italia, Sefarad, Revista Portuguesa de História, La Rassegna Mensile di Israel, Revue des Études Juives, Nuova Rivista Storica, The Jewish Quarterly Review, além dos próprios Cadernos de Estudos Sefarditas.

Pela mão do Dr. Aron di Leone Leoni, que nos concedeu o grato privilégio da sua amizade, aprendemos a acompanhar de perto os tortuosos caminhos do desterro, trilhados pelos membros da Nação Portuguesa, ao longo de Quinhentos. Não temos a menor dúvida de que seu trabalho e o seu exemplo continuarão a abrir novos e promissores caminhos a todos aqueles que pretendam dedicar-se ao estudo das comunidades sefarditas portuguesas.

Assinalamos, a este propósito, que o Dr. Aron di Leone Leoni deixa em fase adiantada de publicação uma obra monumental, corolário de muitos anos de investigação aturada em vários arquivos europeus, sobretudo italianos, a que deu o título "La Nazione Ebraica Spagnola e Portoghese di Ferrara (1492-1559). I suoi rapporti col governo ducale e la popolazione locale ed i suoi legami con le Nazioni Portoghesi di Ancona, Pesaro e Venezia". Estamos certos de que este estudo monográfico constituirá um marco incontornável no conhecimento da Nação Portuguesa e da própria História de Portugal. A sua publicação, dentro em breve, será, antes de mais, uma justíssima homenagem à memória do Dr. Aron di Leone Leoni.

António Andrade (Universidade de Aveiro)


NOTÍCIAS

Conferência de Roberta Guimarães Franco

29 Abril, 18h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.E (edifício da Biblioteca)

Conferência "É preciso um leitor ideal diante da história das crianças judias de Órion, de Mário Cláudio?" de Roberta Guimarães Franco (Universidade Federal de Minas Gerais)

NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".