NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

Implementado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005, o Dia Internacional de Memória das Vítimas do Holocausto tem como propósito não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelo regime nazi e seus colaboradores durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 26 de janeiro será exibido, no Teatro-Cine de Torres Vedras, “Uma turma difícil”, filme que nos faz pensar sobre os desafios da educação e a importância da escola. Numa escola em França, uma professora de História depara-se com o desrespeito, a violência e a falta de perspetivas na mais complicada das suas turmas. Ao ver as suas estratégias de ensino esgotarem-se, a professora propõe um desafio aos seus alunos: entrar no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.
Contra todas as expectativas, os alunos vão empenhar-se no projeto e encontrar na diferença a força da união.

Organização: Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras

Parceria: Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (CESAB) – Universidade de Lisboa e Académico de Torres Vedras (ATV) - Café com filmes Escolas

NOTÍCIAS

Conferência Alberto Benveniste 2024

Online | 18 de Junho, 15h00 (GMT+1)

Cuauhtémoc Villamar (National University of Singapore), "Participación de los cristianos nuevos portugueses en el inicio del Galeón de Manila. De la rivalidad a la cooperación"

NOTÍCIAS

Conferência de Roberta Guimarães Franco

29 Abril, 18h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.E (edifício da Biblioteca)

Conferência "É preciso um leitor ideal diante da história das crianças judias de Órion, de Mário Cláudio?" de Roberta Guimarães Franco (Universidade Federal de Minas Gerais)

NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"