Projecto Raízes

Documentação

« Regressar à lista de palavras chave

Testamento

1738, 6 Março, Londres. Testamento de Abraham Mendes Seixas

Kew, The National Archives, Public Record Office, Prob 11/689
Abraham Mendes Seixas; António Mendes Seixas; Daniel Mendes Seixas; Rodrigo Pacheco; Rebecca Mendes Seixas; Judith Mendes Seixas; Isaac Mendes Seixas; Londres; Testamento
+Resumo
Testamento de Abraham Mendes Seixas, assinado a 6 de Março de 1738 e confirmado a 7 de Abril do mesmo ano. Abraham nomeia os genros Daniel Mendes e Seixas e Rodrigo Pacheco executores testamentários. Ao primogénito Isaac Mendes Seixas apenas deixa 50 libras e uma anuidade de 30 libras administrada pelos executores. Testemunhas: Abraham de Mesquita Pimental e Isaac Mussaphia. O testamento foi originalmente redigido em português e traduzido para inglês a 10 de Abril de 1738.

(PDF PDF, 76 KB)

1738-1750. Contas de Isaac e Abraham de Peyster com os herdeiros de Abraham Mendes Seixas

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Abraham Mendes Seixas; Miguel Pacheco da Silva; Isaac Mendes Seixas; Daniel Mendes Seixas; Rodrigo Pacheco; De Peyster; Nova Iorque; Testamento
+Resumo
Montante e variações da dívida que os mercadores nova-iorquinos Isaac e Abraham De Peyster tinham para com os herdeiros de Abraham Mendes Seixas (alias Miguel Pacheco da Silva / António Mendes Seixas), falecido em 1738. O processo de cobrança desta dívida prolongou-se por vários anos, numa causa que opôs os De Peyster aos executores e herdeiros de Abraham Mendes Seixas. Neste documento, é possível constatar alguns dos negócios mantidos pela família.

(PDF PDF, 82 KB)

1750. Excerto das alegações do processo Seixas vs. De Peister e parecer do Procurador-Geral sobre o caso.

“Items relating to the Seixas Family, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 350-353.
Abraham Mendes Seixas; Miguel Pacheco da Silva; Rodrigo Pacheco; Daniel Mendes Seixas; De Peyster; Londres; Nova Iorque; Testamento
+Resumo
Quando faleceu, Abraham Mendes Seixas (alias Miguel Pacheco da Silva / António Mendes Seixas) era credor dos mercadores nova-iorquinos Isaac e Abraham De Peyster. Os executores testamentários, os genros Rodrigo Pacheco e Daniel Mendes Seixas, tornaram-se então responsáveis por reaver esse montante. Porém, o processo de cobrança da dívida prolongou-se por vários anos. Os De Peyster acabaram por alegar que, da sua dívida, deveria ser abatido o montante correspondente a uma dívida de Rodrigo Pacheco que, falecido em 1749, nunca chegou a pagar. Porém, os herdeiros de Abraham Mendes Seixas tentam reaver o dinheiro na sua totalidade e levam o caso à justiça. Encontramos aqui as alegações apresentadas e a resposta do Procurador-Geral Dudley Rider a duas questões relativas ao caso, a qual é favorável à parte dos herdeiros de Abraham Mendes Seixas.

(PDF PDF, 84 KB)

1759, 24 Setembro, Londres. Testamento de Daniel Mendes Seixas

Kew, The National Archives, Public Record Office, PROB 11/910
Daniel Mendes Seixas; Rebecca Mendes Seixas; Daniel Brandon Seixas; Jacob Osório; Londres; Testamento
+Resumo
Testamento de Daniel Mendes Seixas, mercador, residente na paróquia de Allballows, London Wall, assinado a 24 de Setembro de 1759 e confirmado a 16 de Julho de 1765 por Jacob Osório e Daniel Brandon Seixas. Nomeia a esposa Rebecca Mendes Seixas executora do testamento e a filha Rebecca Mendes Seixas sua herdeira.

(PDF PDF, 72 KB)

1770, 16 Março, Londres. Testamento de Pedro Vaz da Silva, alias Abraham Vaz da Silva.

Kew, The National Archives, Public Record Office, PROB 11/974
Pedro Vaz da Silva; Joseph Vaz da Silva; Raphael Vaz da Silva; David da Silva; Isaac Rodrigues do Valle; Londres; Bevis Marks; Testamento
+Resumo
Testamento de Pedro Vaz da Silva, alias Abraham Vaz da Silva, mercador, residente em Bevis Marks, Londres, assinado a 16 de Março de 1770 e confirmado a 10 de Janeiro de 1772. O testamento foi originalmente redigido em português e traduzido para inglês em 1772 por Joseph Cortiços, notário público. Pedro Vaz da Silva nomeia os filhos Joseph Vaz da Silva e Rafael Vaz da Silva executores do testamento, junto com Isaac Rodrigues do Valle, cirurgião, residente em Londres. Os mesmos filhos são os principais herdeiros, os quais deveriam garantir a subsistência de Ana Mendes e da prima Michaella da Silveira. Aos dois filhos de David da Silva, o seu filho que faleceu em Kingston, Pedro Vaz deixa apenas um shilling a cada um.

(PDF PDF, 77 KB)

1785, 27 Outubro, Newport. Legitimação de Moses Mendes Seixas enquanto administrador do património do pai.

Newport, Newport City Hall, Reed College Library, Probate Record of Isaac M. Seixas (Reed Digital Collections – Jewish Atlantic World
Moses Mendes Seixas; Isaac Mendes Seixas; Newport; Testamento
+Resumo
Registo no Tribunal das Sucessões de Newport de Moses Mendes Seixas enquanto administrador do património deixado em herança por Isaac Mendes Seixas.

(PDF PDF, 73 KB)

1809, 26 Novembro, Nova Iorque. Testamento de Moses Mendes Seixas.

Newport, Newport City Hall, Reed College Library, Probate Volume 4, pp. 670-671. (Reed Digital Collections – Jewish Atlantic World)
Moses Mendes Seixas; Jochebed Seixas; Benjamin Seixas; Nova Iorque; Newport; Testamento
+Resumo
Testamento de Moses Mendes Seixas, redigido em Nova Iorque a 26 de Novembro de 1809 e aprovado em Newport a 9 de Janeiro de 1810. Moses nomeia a esposa Jochebed Seixas herdeira de todos os seus bens e executora do testamento, junto com o seu filho Benjamin Seixas.

(PDF PDF, 78 KB)

1810, 11 Agosto, Newport. Relatório das reivindicações contra o património de Moses Mendes Seixas.

Newport, Newport City Hall, Reed College Library, Probate Records, Com. Report for claims against the state of Moses Seixas (Reed Digital Collections – Jewish Atlantic World)
Moses Mendes Seixas; Newport; Património; Testamento
+Resumo
Lista das reivindicações contra o património de Moses Seixas. São, essencialmente, dívidas contraídas na sequência de negócios, alguns em parceria com outros homens de negócio como Edward Easton, John Price Jr. e William Price. Credores: Thomas Dennis, Caleb Gardnes, William Engs, Benjamin Pill, Jonathan Easton, Samuel Lopez; Richard Jackson Jr.. Valor total da dívida: $11363.86 1/3.

(PDF PDF, 84 KB)

Família Mendes Seixas
As raízes portuguesas
Biografias
Cronologia
Genealogias
Documentação