Projecto Raízes

Documentação

« Regressar à lista de palavras chave

Shearith Israel

1783 (antes de) [s.d.]. Escrito de Gershom Mendes Seixas com um cálculo para a vinda do Messias baseado em Daniel 7, 25.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel; Messianismo
+Resumo
Apontamentos de Gershom Mendes Seixas relativos aos cálculos realizados por um rabbi da Alemanha, não identificado, baseados na profecia de Daniel 7:25. A conclusão final é que a vinda do Messias iria acontecer no ano de 1783.
Tal escrito messiânico já circulava entre as comunidades norte-americanas desde, pelo menos, a década de 60 do século XVIII. A 10 de Agosto de 1769, Ezra Stiles referia no seu diário que um dos Judeus de Newport lhe havia mostrado os cálculos dos rabbis da Alemanha sobre essa mesma profecia de Daniel. Terá sido esse o escrito a que Gershom tivera acesso.

(PDF PDF, 87 KB)

1783, 21 Dezembro. Filadélfia. Resposta de Gershom Mendes Seixas ao convite de Hayman Levy para regressar ao cargo de hazzan da Shearith Israel.

Cincinatti, Ohio, American Jewish Archives, X-104 – cópia dactilografada
Gershom Mendes Seixas; Hayman Levy; Nova Iorque; Filadélfia; Shearith Israel
+Resumo
Após o pedido de Hayman Levy, parnas da Shearith Israel, para que Gershom Mendes Seixas regressasse ao seu lugar de hazzan da congregação, ele apresenta as condições para o seu regresso: a instituição de reformas administrativas na congregação e um salário capaz de garantir o seu sustento e o da sua família.

(PDF PDF, 78 KB)

1784 (depois) [s.d], Nova Iorque. Oração de acção de graças por Gershom Mendes Seixas

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Oração de acção de graças pronunciada na sinagoga Shearith Israel, em Nova Iorque. O documento é antecedido por uma folha com o seguinte título: “A religious discourse on faith and hope, proceeding from the fear, & love of God, which are the leading principles to benevolence, charity and all good-works”, o qual não coincide com o texto.

(PDF PDF, 69 KB)

1784, 15 Março, Filadélfia. Carta de Gershom Mendes Seixas a Hayman Levy

Cincinatti, American Jewish Archives, X-104 (cópia dactilografada)
Gershom Mendes Seixas; Hayman Levy; Nova Iorque; Filadélfia; Shearith Israel; Mikveh Israel
+Resumo
Gershom Mendes Seixas escreve a Hayman Levy, parnas da Shearith Israel, lamentando não ter conseguido chegar a Nova Iorque no tempo determinado para assumir o cargo de hazzan da congregação. Os administradores da congregação Mikveh Israel não aceitaram bem a sua partida e alegaram não a terem sido informados atempadamente.

(PDF PDF, 70 KB)

1784, Janeiro, Nova Iorque. Resolução sobre o salário de Gershom Mendes Seixas, acompanhada por carta em que aceita o cargo de hazzan da Shearith Israel.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas Nova Iorque Shearith Israel
+Resumo
Resolução do Kahal Kados Shearith Israel sobre o salário de Gershom Mendes Seixas: 200£ anuais pagas quatro vezes ao ano. O documento inclui a carta em que Gershom aceita assumir o cargo de hazzan em Nova Iorque, mas não antes do Rosh Hodes Nisan.


(PDF PDF, 73 KB)

1784, Nova Iorque. Discurso de Gershom Mendes Seixas no regresso a Nova Iorque.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15. Publicado em “Items Relating to Congregation Shearith Israel, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 129-130.
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel; Revolução Americana
+Resumo
Em 1784, Gershom Mendes Seixas regressava a Nova Iorque e ao cargo de Hazan da Shearith Israel depois de oito anos de exílio em Stratford e, posteriormente, em Filadélfia. Este discurso é pronunciado no momento em que reassume as suas funções na congregação.


(PDF PDF, 77 KB)

1790, 2 Julho, Newport. Carta de Moses Mendes Seixas para os parnassim e adjuntos da congregação da Shearith Israel.

"Items relating to the Jews of Newport”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 218-220.
Moses Mendes Seixas; George Washington; Shearith Israel; Yeshuat Israel; Newport; Nova Iorque;
+Resumo
Moses Seixas de Newport responde à sugestão dos parnassim e adjuntos da Kahal Kados Shearith Israel para que a congregação de Newport se junte numa carta endereçada a George Washington em nome de todas comunidades judaicas americanas.

(PDF PDF, 84 KB)

1791, 9 Abril, Londres. Resposta da Beth Din da congregação de Londres a uma questão colocada por Gershom Mendes Seixas.

“Items relating to Congregation Shearith Israel, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 46-50.
Gershom Mendes Seixas; Londres; Nova Iorque; Beth Din; Shearith Israel; Bevis Marks; Cemitério
+Resumo
Os membros da Beth Din da congregação Bevis Marks, Londres, respondem às dúvidas colocadas por Gershom Mendes Seixas relativas à forma como se deveria fazer a trasladação dos corpos do actual cemitério para um outro terreno.

(PDF PDF, 91 KB)

1792, 25 Outubro, Nova Iorque. Carta de Gershom Mendes Seixas para os administradores da Shearith Israel sobre o seu salário.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Gershom Mendes Seixas escreve aos administradores da Shearith Israel, pedindo que reconsiderem a resolução tomada de lhe concederem, enquanto hazan, £40 para a renda da casa onde vivia, um valor inferior àquele que ele efectivamente pagava. Gershom recorda as estipulações do último contrato que assinara. Neste, ele aceitara que o seu salário fosse reduzido para as £140 anuais (quando reassumiu a posição de hazan da Shearith Israel em 1784, foi-lhe atribuído um salário de £200 anuais). Porém, o contrato continuava a garantir-lhe a residência.

(PDF PDF, 73 KB)

1793, 22 Outubro, Nova Iorque. Carta de Simeon Levy a Benjamin Mendes Seixas

Cincinatti, Ohio, American Jewish Archives, SC-11158
Benjamin Mendes Seixas; Simeon Levy; Shearith Israel; Nova Iorque
+Resumo
Em 1793, Benjamin Mendes Seixas era presidente do quadro de administradores da congregação Shearith Israel. Simeon Levy informa Benjamin que a administração da Shearith Israel lhe estava a dever o valor relativo a um quarto mobilado que ele alugara às suas custas para servir de escola às crianças da congregação.

(PDF PDF, 65 KB)

1793, 9 Dezembro, Nova Iorque. Ordem de pagamento a Gershom Mendes Seixas para manter uma escola.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas; Benjamin Mendes Seixas; Bernard Hart; Shearith Israel; Nova Iorque
+Resumo
Ordem de pagamento dada por Benjamin Mendes Seixas, presidente do quadro de administradores da K. K. Shearith Israel, ao tesoureiro, Bernard Hart, para que fosse pago a Gershom Mendes Seixas 32 libras e 10 shillings para manter uma escola na congregação.

(PDF PDF, 69 KB)

1793, Nova Iorque. Contrato entre a Kahal Kados Shearith Israel e Gershom Seixas para a fundação de uma escola.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15. Publicado em “Items Relating to Congregation Shearith Israel, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 52-54.
Gershom Mendes Seixas; Shearith Israel; Nova Iorque
+Resumo
Em Julho de 1793, Gershom Mendes Seixas assinava um contrato com a Kahal Kados Shearith Israel para a criação de uma escola de hebraico destinada a crianças entre os 5 e os 13 anos de idade. De acordo com o contrato, a escola teria uma lotação inferior a 30 alunos e funcionaria de segunda a quinta-feira à tarde e ao domingo de manhã. Gershom iria receber £130 de salário. A escola entrou em funcionamento em Setembro desse ano. Então, vários elementos da comunidade inscreveram os seus filhos na escola, entre os quais o irmão de Gershom, Benjamin Mendes Seixas, que matriculou seis dos seus filhos.

(PDF PDF, 85 KB)

1794, 1 Novembro, Nova Iorque. Carta de Gershom Mendes Seixas a Ephraim Hart, presidente do quadro de administradores da Shearith Israel.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas; Ephraim Hart; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Gershom Mendes Seixas dá conta de quatro estudantes que haviam abandonado a escola da congregação e das vagas que estavam então em aberto. Segundo o contrato que assinara no ano anterior, Gershom teria de informar o presidente do quadro de administradores da K. K. Shearith Israel sempre que um estudante deixasse de frequentar a escola.

(PDF PDF, 72 KB)

1794, 21 Agosto, Nova Iorque. Carta de Gershom Mendes Seixas aos administradores da K. K. Shearith Israel.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Gershom Mendes Seixas escreve aos administradores da congregação Shearith Israel a reclamar sobre uma resolução tomada no sábado anterior. O hazan pede que sejam nomeados três ou cinco cidadão pertencentes a outras sociedades religiosas para servirem de júri na contenda.

(PDF PDF, 70 KB)

1794, 5 Setembro, Nova Iorque. Relatório sobre as condições da residência atribuída a Gershom Mendes Seixas enquanto hazan da Shearith Israel.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Gershom Mendes Seixas; Ephraim Hart; Jacob Hart; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Relatório assinado por Ephraim Hart e Jacob Hart, membros do comité designado para tratar do assunto relativo à casa atribuída a Gershom Mendes Seixas enquanto hazan da Shearith Israel. Gershom encontrava-se então a viver em casa própria e aceitara que as obrigações da congregação para com ele, relativamente à residência, se traduzissem, nesse ano de 1784, no pagamento da renda da casa que então ocupava, mas que, a partir de Maio do ano seguinte, ele tomaria a casa designada pela congregação em Mill Street ou o rendimento da mesma.

(PDF PDF, 71 KB)

1795, 2 Agosto, Nova Iorque. Carta de Gershom Mendes Seixas aos administradores da Shearith Israel sobre o aumento do seu salário

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas Nova Iorque Shearith Israel
+Resumo
Gershom Mendes Seixas repete o pedido de aumento de salário feito no mês de Janeiro anterior. Os eleitores da Shearith Israel haviam considerado melhor limitar o valor garantido apenas até ao Rosh Hasanah seguinte. Gershom pede que esse seja garantido permanentemente.

(PDF PDF, 70 KB)

1795, 8 Setembro, Nova Iorque. Carta de Gershom Mendes Seixas a Manuel Myers sobre o aumento do seu salário

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas; Manuel Myers; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Gershom Seixas pede a Manuel Myers, presidente do corpo de administradores da Shearith Israel, para reconsiderar as suas exigências relativas ao salário de hazan, nomeadamente que o seu valor seja fixado de forma permanente, algo que ele já pedira numa carta anterior (2 Agosto).


(PDF PDF, 70 KB)

1799, 28 Novembro e 19 Dezembro, Nova Iorque. Ordem do serviço de Acção de Graças na sinagoga Shearith Israel e sermão de Gershom Mendes Seixas.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15. Parcialmente publicado in “Items Relating to Congregation Shearith Israel, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 132-134.
Gershom Mendes Seixas; Shearith Israel; Nova Iorque; Sermão
+Resumo
Os líderes religiosos de Nova Iorque determinaram que todas as congregações da cidade deveriam guardar o 19 de Dezembro de 1799 como dia de acção de graças e oração. Neste documento, encontra-se a ordem do serviço da Shearith Israel para esse dia, bem como o sermão que o hazan Gershom Mendes Seixas pronunciou então. Baseado no versículo 12 do Salmo 84 (“Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!”), Gershom discorre sobre o tema da confiança na Providência Divina, inclusivamente em momentos de provação, como aquele pelo qual a cidade de Nova Iorque passava, então a braços com uma mortífera epidemia.

(PDF PDF, 118 KB)

1801, 22 Novembro, Nova Iorque. Petição de Gershom Mendes Seixas sobre os serviços prestados à congregação Shearith Israel.

“Items Relating to Congregation Shearith Israel, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 134-137.
Gershom Mendes Seixas; Shearith Israel; Nova Iorque
+Resumo
Gershom Mendes Seixas apresenta um protesto à congregação Shearith Israel relativamente ao seu salário. Recorda os serviços que prestara à congregação desde o momento em que fora eleito hazan até ao momento e como o seu salário (£200) nunca sofreu nenhum aumento desde que regressou a Nova Iorque após o exílio em Filadélfia, em 1785, antes pelo contrário, foi alvo de cortes e de ausências de pagamento.

(PDF PDF, 79 KB)

1802 [s.d.], Nova Iorque. Sermão de Gershom Mendes Seixas.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel; Polonies Talmud Torah
+Resumo
Sermão de Gershom Mendes Seixas, sem data, mas cujas referências à fundação da Polonies Talmud Torah permitem-no datar de 1802. Baseando-se no Salmo 115:1 (“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá a glória, para fazeres resplandecer a tua misericórdia e a tua verdade”), Gershom disserta sobre o dever do Homem dar graças a Deus por tudo aquilo que recebe, pois toda a acção humana procede de Deus.

(PDF PDF, 103 KB)

1802-1804 [s.d.], Nova Iorque. Sermão de Gershom Mendes Seixas dirigido aos estudantes da escola Polonies Talmud Torah

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel; Polonies Talmud Torah;
+Resumo
A Polonies Talmud Torah abriu portas a 2 de Maio de 1802, instituída sobre a Yeshibat Minhat Areb, a funcionar desde 1731, e sustentada pelos rendimentos do donativo feito por Myer Polony à Shearith Israel por ocasião da sua morte: $900 destinados à fundação de uma escola hebraica. Gershom Mendes Seixas foi escolhido como professor. Porém, em 1804, quando lhe foi proposto uma redução do salário de $350 para $300, Gershom não aceitou e recusou-se a renovar o contrato, o que teve como consequência o fecho temporário da escola.
Este sermão, que surge sem data, terá sido pronunciado durante esses dois anos que Gershom Mendes Seixas esteve a leccionar na Polonies Talmud Torah. O Hazan dirige-se aos estudantes da escola, tendo como mote o versículo 5 do Salmo 4: “Tremei, e não quereis pecar; reflecti nos vossos corações, nos vossos aposentos, e emudecei”.

(PDF PDF, 123 KB)

1804-1817. Registo de casamentos e circuncisões por Gershom Mendes Seixas.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection P-15. Publicado em “Items Relating to Congregation Shearith Israel, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, 27, 1920, pp. 74-78.
Gershom Mendes Seixas; Shearith Israel; Nova Iorque; Filadélfia; Richmond; Canadá
+Resumo
Registo de Gershom Mendes Seixas de casamentos e circuncisões celebrados em Nova Iorque, Filadélfia e Richmond entre 1804 e 1817. A maioria das cerimónias realizaram-se em Nova Iorque e foram presididas pelo próprio Gershom. As referências a casamentos realizados em Filadélfia e Richmond reportam-se a indivíduos originários de Nova Iorque e/ou elementos da família Seixas. Gershom regista igualmente uma viagem que fizera ao Canadá entre Outubro e Novembro de 1811 para celebrar uma série de circuncisões.

(PDF PDF, 98 KB)

1805, 20 Dezembro, Nova Iorque. Sermão de Gershom Mendes Seixas.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas; Shearith Israel; Nova Iorque; Sermão
+Resumo
Discurso pronunciado por Gershom Mendes Seixas na Shearith Israel a 20 de Dezembro de 1805, dia determinado pelo estado de Nova Iorque como de acção de graças e oração. Partindo de um versículo do Salmo 62, Gershom discorre sobre a importância das boas obras enquanto expressão da fé no Deus único.

(PDF PDF, 128 KB)

1809, 27 Dezembro, Nova Iorque. Carta de Gershom Mendes Seixas a Naphtali Judah, presidente do quadro de administradores da Shearith Israel.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas; Naphtali Judah; Shearith Israel; Nova Iorque
+Resumo
Carta de agradecimento de Gershom Mendes Seixas aos administradores da congregação Shearith Israel, dirigida ao então presidente Naphtali Judah, pela aprovação dada aos seus serviços no comité para construções e reparações.

(PDF PDF, 69 KB)

1810, Agosto, Nova Iorque. Cartas de Gershom Mendes Seixas a Isaac Gomez, notário da Shearith Israel, e aos administradores da sinagoga sobre a propriedade de uma Sepher Torah.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons P-15
Gershom Mendes Seixas; Isaac M. Gomez Isaac De Lyon; Shearith Israel; Nova Iorque; Geórgia
+Resumo
Os administradores da congregação Shearith Israel haviam pedido a Gershom Mendes Seixas um parecer relativo a uma Sepher Torah cuja propriedade havia sido reclamada por Isaac de Lyon. Para dar uma resposta, Gershom pede a Isaac M. Gomez, notário da congregação, que lhe remeta o livro de minutas da congregação. Alguns dias depois, Gershom dá a sua resposta aos administradores da Shearith Israel: a Sepher Torah pertencia à congregação da Geórgia.

(PDF PDF, 74 KB)

1816, Nova Iorque. An Eulogium to the Memory of the Rev. Gershom Mendes Seixas. Pronounced in the Synagogue in the city of New York, on Saturday the 13th July, 1816, at the request of the Trustees of the Congregation, Shearith Israel
Naphtali Phillips;
New York, J. H. Sherman, 1816
Gershom Mendes Seixas; Naphtali Phillips; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Elogio fúnebre em memória de Gershom Mendes Seixas, que havia falecido na manhã de 2 de Julho de 1816. Este elogio foi composto e pronunciado por Naphatli Phillips a 13 de Julho na Shearith Israel e impresso ainda durante o ano de 1816. Phillips era um reconhecido jornalista e tinha laços familiares com a família Seixas: era casado com Rachel Seixas, sobrinha de Gershom, filha de Moses Mendes Seixas.

(PDF PDF, 113 KB)

1829. “Reflections on Passing Our New Burial Ground”.
Grace Nathan Seixas;
David de Sola Pool, Portraits Etched in Stone. The Early Jewish Settlers 1682-1831, Nova Iorque, Columbia University Press, 1952, pp. 440-441.
Grace Nathan Seixas; Poema; Nova Iorque; Shearith Israel
+Resumo
Poema escrito por Grace Nathan Seixas na ocasião da inauguração do novo cemitério judaico de Nova Iorque.

(PDF PDF, 70 KB)

Família Mendes Seixas
As raízes portuguesas
Biografias
Cronologia
Genealogias
Documentação