Projecto Raízes

Documentação

« Regressar à lista de palavras chave

Polonies Talmud Torah

1802 [s.d.], Nova Iorque. Sermão de Gershom Mendes Seixas.

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel; Polonies Talmud Torah
+Resumo
Sermão de Gershom Mendes Seixas, sem data, mas cujas referências à fundação da Polonies Talmud Torah permitem-no datar de 1802. Baseando-se no Salmo 115:1 (“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá a glória, para fazeres resplandecer a tua misericórdia e a tua verdade”), Gershom disserta sobre o dever do Homem dar graças a Deus por tudo aquilo que recebe, pois toda a acção humana procede de Deus.

(PDF PDF, 103 KB)

1802-1804 [s.d.], Nova Iorque. Sermão de Gershom Mendes Seixas dirigido aos estudantes da escola Polonies Talmud Torah

Nova Iorque, American Jewish Historical Society, Jacques Judah Lyons Collection, P-15
Gershom Mendes Seixas; Nova Iorque; Shearith Israel; Polonies Talmud Torah;
+Resumo
A Polonies Talmud Torah abriu portas a 2 de Maio de 1802, instituída sobre a Yeshibat Minhat Areb, a funcionar desde 1731, e sustentada pelos rendimentos do donativo feito por Myer Polony à Shearith Israel por ocasião da sua morte: $900 destinados à fundação de uma escola hebraica. Gershom Mendes Seixas foi escolhido como professor. Porém, em 1804, quando lhe foi proposto uma redução do salário de $350 para $300, Gershom não aceitou e recusou-se a renovar o contrato, o que teve como consequência o fecho temporário da escola.
Este sermão, que surge sem data, terá sido pronunciado durante esses dois anos que Gershom Mendes Seixas esteve a leccionar na Polonies Talmud Torah. O Hazan dirige-se aos estudantes da escola, tendo como mote o versículo 5 do Salmo 4: “Tremei, e não quereis pecar; reflecti nos vossos corações, nos vossos aposentos, e emudecei”.

(PDF PDF, 123 KB)

Família Mendes Seixas
As raízes portuguesas
Biografias
Cronologia
Genealogias
Documentação