Projecto Raízes

Biografias

Moses Lopez

Nome:Moses Lopez
Outros nomes:Duarte Lopes
Nascimento e morte:Portugal, c. 1740 – Nova Iorque, 1/4/1830
Descrição:Filho de Miguel Lopes (alias Abraham Lopez), Duarte nasceu e viveu a sua juventude em Portugal mas, em 1767, rumou à América do Norte, em companhia dos pais e irmãos, a bordo do navio América, capitaneado por Jeremiah Osborne e sob ordens do tio Aaron Lopez. Chegado ao continente americano, ele e a família converteram-se ao Judaísmo. Aos 28 anos de idade, Duarte foi circuncidado em Tiverton por um mohel vindo de Nova Iorque e adoptou o nome Moses.
Em Newport, Moses Lopez assumiu o ofício de notário. Quando a cidade foi ocupada pelo exército britânico durante a guerra da Revolução, Moses e o tio Aaron Lopez estabeleceram-se em Leicester, Massachusetts. Serenados os ânimos, Moses regressou a Newport em 1783, onde viveu até à morte do irmão Jacob Lopez, em 1822, a qual motivou a sua mudança para Nova Iorque, onde passou a residir na casa de Sarah Lopez, a viúva do seu tio Aaron.
Foi durante os anos em que viveu em Newport que Moses Lopez se dedicou à produção de um calendário judaico que se tornaria no primeiro a ser concebido de raiz e publicado no continente americano: A Lunar Calendar, of the Festivals, and Other Days in the Year, Observed by the Israelites, Commencing Anno Mundi 5566, and Ending in 5619, being a Period of 54 Years, Which by the Solar Computation of Times, Begins September 24th 1805, and will End the 28th of the Same Month, in the Year 1859. Embora inspirado nos modelos europeus, Moses Lopez adoptou o calendário ao contexto norte-americano. Sob a forma de um pequeno panfleto de 68 páginas não numeradas, e com uma “Recommendation of the Rev. Mr. Seixas” logo no início, datada de 1 Fevereiro 1806, o calendário circulou amplamente nos Estados Unidos e influenciou profundamente a concepção de outros calendários judaicos ao longo de todo o século XIX.
Apesar dos modestos recursos ao seu dispor, foi Moses Lopez quem assumiu os custos da impressão do calendário na gráfica do jornal Newport Mercury, possivelmente encarando este encargo como um investimento. Porém, segundo a correspondência trocada com o amigo e agente Stephen Gould, o qual continuou a representar os seus interesses em Newport a partir do momento em que se mudou para Nova Iorque, Moses acabou por não ter o retorno esperado. Aliás, as razões que o teriam levado a empreender a concepção deste calendário continuam a ser pouco claras para a historiografia. Michael Satlow sublinha como a correspondência escrita por Moses não revela um profundo sentimento religioso. Na sequência da Revolução, a maior parte dos judeus residentes em Newport abandonaram a cidade e muitos acabaram por não regressar após a Independência. A cidade nunca chegou a recuperar a vitalidade, a sinagoga tinha sido encerrada em 1791 e, na viragem do século, a comunidade judaica de Newport estava praticamente reduzida às famílias Rivera e Seixas e aos seus parentes Lopez e Levy. Assim, no momento em que o calendário foi publicado, a comunidade era muito pequena e já nem realizava serviços litúrgicos. Por outro lado, Satlow pondera que um dos motivos que teria encorajado Moses Lopez a produzir o calendário poderia consistir na mera fruição intelectual, algo revelado através das suas cartas, nas quais confessava ter-se divertido bastante na concepção das primeiras duas tabelas e assim ter continuado com a intenção de se evadir das tarefas mundanas.
Os laços com Newport não se quebraram totalmente após a sua mudança para Nova Iorque. Na correspondência trocada com Gould, Moses evidencia uma profunda consternação face à decadência da sinagoga de Newport. Tendo falecido em Nova Iorque, o seu corpo foi levado para Newport e enterrado no cemitério judaico da cidade ao lado do irmão Jacob. Sobre este facto, o primo Isaac Gomez Jr. anotou as seguintes palavras numa Bíblia: “1830, April 1st, Thursday morning between 3 & 4 oclock, died Mr. Moses Lopez, a cousin of my dear wife, he was buried at N. Port, Rhode Island, on Friday afternoon between the hours of 4 & 5 oclock alongside of his brother. I and my brother in law, Mr. Saml. Lopez, went with him there and had him interred according to his request.”
Bibliografia
Estudos:Malcolm H. Stern, First American Jewish Families: 600 Genealogies, Baltimore, Ottenheimer Publishers, 1991, pp. 175-176.
Rui Miguel Faísca Rodrigues Pereira, “The Iberian Ancestry of Aaron Lopez and Jacob Rodriguez Rivera of Newport”, Rhode Island Jewish Historical Notes, vol. 14, n.º 4, 2006, pp. 559-580.
Michael Satlow, “Jewish Time in Early-Nineteenth-Century America: A Study of Moses Lopez's Calendar”, The American Jewish Archives Journal, vol. 65, 1-2, 2013.
Fontes:“Items relating to the Gomez Family, New York”, Publications of the American Jewish Historical Society, n.º 27, vol. II, 1920, p. 305.
Família Lopez
As raízes portuguesas
Biografias
Cronologia
Genealogias
Documentação