Projectos

Nome:VEZATO, Luís
Outros nomes:VEZZATO / VEZZATI, Alvise / Luigi
Nascimento e morte:Século XVI
Descrição:Mercador veneziano estabelecido em Portugal durante o reinado de D. Filipe I, Alvise Vezato foi cônsul de Veneza em Lisboa no início da década de 90. Porém, em 1584, já se encontrava em Lisboa. A 5 de Maio desse ano, enviava à Senhoria de Veneza uma relação sobre as vantagens que poderiam advir do contrato das especiarias.
Foi por um curto período de tempo que Vezato foi cônsul. Nomeado em 1593, Vezato escreveu uma carta, no final desse ano, dirigida ao embaixador veneziano em Espanha, Francesco Vendramin, em que afirmava não ter condições para continuar naquelas funções.
Em sociedade com dois mercadores florentinos, o veneziano investiu no negócio da pesca de atum no Algarve mas acabou por sofrer grandes perdas, consequência quer do escasseamento do pescado, quer da pirataria que assolava a costa algarvia. A sociedade acabou por falir, ficando com uma dívida no valor de 150 mil ducados. A situação financeira de Vezato agravara-se também devido ao saque a embarcações vindas da Índia em que seguiam mercadorias suas. Assim, o veneziano acumulava dívidas quer para com o rei, quer para com outros mercadores, o que fez com que não se sentisse em condições para continuar a representar os interesses de Veneza em Lisboa.
Arturo Farinelli menciona um “Luigi Verato” que, em Maio de 1584, na cidade de Lisboa, escreveu uma carta sobre o comércio do Oriente, Sul Commercio dei prodotti delle Indie Orientali. Nesse mesmo documento, aparece a referência de que Verato era cônsul da República de Veneza. Dada a proximidade entre os dois nomes, fica a dúvida se este e o biografado seriam o mesmo indivíduo.
Bibliografia
Estudos:Arturo Farinelli, Viajes por España y Portugal desde la Edad Media hasta el siglo XX, tomo I, Roma, Reale Accademia d’Italia, 1942, p. 318.
Julieta Teixeira Marques de Oliveira, Veneza e Portugal no século XVI: Subsídios para a sua história, Lisboa, CNCDP / IN-CM, 2000, pp. 164-165.
Fontes:Julieta Teixeira Marques de Oliveira, Fontes Documentais de Veneza referentes a Portugal, Lisboa, CNCDP / IN-CM, 1997, pp. 705-712.