Projectos

Nome:BALDI, Pier Maria
Nascimento e morte:m. Florença, 9/11/1686
Descrição:Pintor e arquitecto florentino, Baldi acompanhou Cosme de Médicis na viagem que este empreendeu pela Europa no final da década de 60 de Seiscentos. Assim, em 1669, encontrava-se em Portugal, a ilustrar, através de uma série de aguarelas, os principais lugares pelos quais passou a comitiva do príncipe toscano. Essas aguarelas acompanham a relação da viagem redigida por Lorenzo Magalotti.
Regressado da viagem, Baldi continuou ao serviço de Médicis. Em 1580, encontrava-se a trabalhar nas fortificações de Pisa e Livorno.
São conhecidas poucas obras de Pier Maria Baldi. Aliás, a bibliografia cita-o como um artista medíocre. Por volta de 1684, assinou um retábulo na igreja de S. Domenico al Maglio, em Florença, dedicado ao tema Vergine del Rosario e S. Domenico. É também da sua autoria o fresco Battesimo di S. Agostino no claustro de Santo Espírito, na mesma cidade. Embora seja desconhecido o seu paradeiro, Baldi teria sido autor de um retrato de Leopoldo de Médicis.
Além do trabalho como pintor, Baldi também se dedicava à arquitectura. Em 1673, desenhou o plano para a fonte da praça de Santa Cruz, em Florença.
Bibliografia
Estudos:Carmen M. Radulet, “Cósimo III Medici and the Portuguese Restoration: A Voyage to Portugal in 1668-1669”. Acedido a 28 de Junho de 2007 em www.brown.edu/ departments/portuguese_brazilian_studies.htm
Luisia Maria Tosi, “Baldi, Pier Maria”, Enciclopedia Italiana di scienze, lettere ed arti, v. V, Milão, Istituto Giovanni Treccani, 1930, p. 943.
Renzo Chiarelli, “Baldi, Pier Maria”, Dizionario Biografico degli Italiani, Roma, Istituto della Enciclopedia Italiana, 1963, pp. 470-471.
Fontes:Viaje de Cosme de Médicis por España y Portugal (1668-1669), Madrid, Sucesores de Rivadeneyra, 1933, in http://purl.pt/12926.