Projectos

Nome:CALVO, João
Nascimento e morte:Sécs. XV-XVI
Descrição:Mercador genovês, João Calvo encontrava-se estabelecido em Lisboa desde, pelo menos, os inícios do século XVI. Em 1504, com a autorização de D. Manuel, tratava da venda de três caravelas ao rei de Espanha.
Calvo também se dedicava ao comércio do açúcar da Madeira, operando através de procuradores na ilha. Um deles era António Spinola. Em 1508, em nome de Calvo, tinha a receber 1900 arrobas de açúcar de Salvador Gramaxo. Nesse mesmo ano, Garcia Pimentel, filho e procurador de Álvaro Pimentel, passou um subestabelecimento em João Calvo para este receber, na Madeira, quatro mil arrobas de açúcar. A 23 de Maio de 1510, recebia uma carta de naturalização.
Um mandado de 21 de Novembro de 1512, passado por Afonso de Albuquerque, ordenava a Francisco Corbinelli, feitor de Goa, que desse a João Calvo mil réis de mercê. É possível que este e o biografado fossem o mesmo indivíduo.
Bibliografia
Estudos:Fernando Jasmins Pereira, “Estrangeiros na Madeira entre 1500 e 1537”, Estudos sobre a História da Madeira, Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico / Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Emigração, 1991, p. 385.
Morais do Rosário, Genoveses na História de Portugal, Lisboa, [s.n.], 1977, p. 292.
Pierluigi Bragaglia, Os italianos nos Açores e na Madeira, das origens da colonização a 1583 (conquista espanhola da Terceira). Tese de Laurea em História Moderna na Universidade dos Estudos de Bologna – Faculdade de Ciências Políticas, Bolonha, 1992, exemplar policopiado, p. 390.

Fontes:ANTT, Chancelaria de D. Manuel I, liv. 3, fl. 14v.
Idem, Corpo Cronológico, parte I, maço 6, n.º 90.
Idem, Ibidem, parte II, maço 35, n.º 105.