Projectos

Nome:CAVALCANTI, António
Outros nomes:CAVALCANTI, Antonio
Nascimento e morte:Séc. XVI
Descrição:Filho do nobre florentino Battista Cavalcanti e de Francisca Acciaiuoli, Antonio era irmão de Rodrigo Cavalcanti, o qual se passou para Madrid.
Segundo Peragallo, António chegou a Portugal por volta de 1550, na companhia do filho Filipe Cavalcanti, fugido após os conflitos com os Médicis. Pierluigi Bragaglia refere que António teria seguido para a Madeira, onde já se encontravam estabelecidos os seus primos Zenobio e Francisco Acciaiuoli.
Os Cavalcanti acabariam por ver a sua nobreza reconhecida em Portugal. O seu brasão familiar é descrito da seguinte forma no Armorial Lusitano: “De prata, mantelado de vermelho semeado de quadrifólios do primeiro esmalte e uma asna de azul, brocante sobre o traço do mantelado. Timbre: hipógrifo tampante de sua cor, entre chamas” (p. 154).
Bibliografia
Estudos:Afonso Eduardo Martins Zúquete, Armorial Lusitano. Genealogia e Heráldica, Lisboa, Representações Zairol, 1961, p. 54.
Pierluigi Bragaglia, Os italianos nos Açores e na Madeira, das origens da colonização a 1583 (conquista espanhola da Terceira). Tese de Laurea em História Moderna na Universidade dos Estudos de Bologna – Faculdade de Ciências Políticas, Bolonha, 1992, exemplar policopiado, p. 415.
Prospero Peragallo, Cenni intorno alla colonia italiana in Portogallo nei secoli XIV, XV e XVI, Genova, Stabilimento Tipografico Ved. Papini e Figli, 1907, p. 55.