Projectos

Nome:CAVALCANTI, Francesco
Nascimento e morte:Séc. XV
Descrição:Oriundo de uma família nobre florentina, Francesco era doutorado em direito canónico, tendo exercido funções de notário apostólico.
Desconhece-se a data em que teria chegado a Portugal. Porém, em 1482, encontrava-se já ao serviço de Justo Baldino. Dados os seus dotes de latinista, Cavalcanti foi escolhido para escrivão do bispo, tendo-o acompanhado para Évora, a 3 de Julho daquele ano. Entre Julho e Setembro, esteve em Valença do Minho. A 5 de Setembro, seguiu até Monção para a confirmação de Álvaro Fregueira como pároco da igreja de S. Miguel. Foi Cavalcanti quem redigiu a cópia integral desse acto no Livro das Confirmações de Valença. Também foi ele o redactor da carta de nomeação e confirmação do clérigo Gomes Afonso como cónego prebendado da colegiada de Sto. Estêvão de Valença do Minho.
Apesar de ser cónego de Ceuta, Francesco, tal como Baldino, nunca chegou a ir para Marrocos. O florentino manteve-se no norte do reino e, a 27 de Fevereiro de 1493, recebeu o vicariato de S. Salvador, na diocese do Porto.
Bibliografia
Estudos:José Marques, “L’écriture de Francesco Cavalcanti, une nouveauté au Portugal 1482”, Revista da Faculdade de Letras. História, II série, vol. XII, 1995, pp. 151-182.
Luísa D’Arienzo, La presenza degli italiani in Portogallo al tempo di Colombo, Roma, Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato / Libreria dello Stato, 2003, pp. 786-787.