Projectos

Nome:FERNANDES, Leone
Outros nomes:LEONE, Fernandes / LEONE, Micer / LEÃO, Micer.
Nascimento e morte:Séc. XV
Descrição:A origem deste mercador genovês encontra-se envolta em dúvidas. Segundo Prospero Peragallo, o nome “Fernandes” seria uma corrupção do nome próprio “Fernando” e “Leone” seria um apelido, remetendo, assim, para a pertença à família homónima oriunda de Génova. Virgínia Rau, por outro lado, identifica o biografado com Micer Leone, membro de uma sociedade que contratou a exportação do açúcar madeirense. Contudo, Peragallo considera que Micer Leone era Leone Spinola, o primeiro da sua família a residir na Madeira.
Leone Fernandes e os irmãos teriam chegado à ilha da Madeira por volta de 1470, passando a se dedicar ao comércio de açúcar. A 17 de Agosto de 1472, participava de uma reunião da câmara do Funchal.
Leone teve um particular protagonismo na defesa dos interesses dos mercadores estrangeiros estabelecidos na Madeira quando, em 1480, devido a uma quebra do preço do açúcar, foi ordenado o abandono da ilha por parte de todos os estrangeiros como forma de diminuir a produção sacarina e, assim, equilibrar os preços.
Bibliografia
Estudos:Morais do Rosário, Genoveses na História de Portugal, Lisboa, [s.n.], 1977, p. 302.
Pierluigi Bragaglia, Os italianos nos Açores e na Madeira, das origens da colonização a 1583 (conquista espanhola da Terceira). Tese de Laurea em História Moderna na Universidade dos Estudos de Bologna – Faculdade de Ciências Políticas, Bolonha, 1992, exemplar policopiado, pp. 386-387.
Prospero Peragallo, Cenni intorno alla colonia italiana in Portogallo nei secoli XIV, XV e XVI, Genova, Stabilimento Tipografico Ved. Papini e Figli, 1907, pp. 94-96.