Projectos

Nome:GHERSI, João Jácome
Outros nomes:GUERSI, João Jácome
Nascimento e morte:Génova, anos 50 século XVII – Lisboa, 14/2/1692
Descrição:Filho de Francisco Ghersi e de Maria Catarina Ghersi, residentes em Génova e já falecidos em 1689, João Jácome era sobrinho de César e João Tomás Ghersi. Os seus avós paternos eram Simão e Maria Madalena Ghersi e os maternos Guilherme e Lucrecia Dogio.
Por volta de 1672, estabeleceu-se em Lisboa, onde passou a exercer a sua actividade mercantil. Naquela cidade, encontravam-se estabelecidos os seus tios César e João Tomás, com os quais João Jácome mantinha contactos comerciais, sobretudo em transacções de tabaco, quando ainda residia em Génova. A presença destes dois parentes em Lisboa teria estimulado a sua mudança.
A 25 de Abril de 1689, João Jácome recebeu uma carta de familiar do Santo Ofício. Vivia, então, junto ao Muro dos Cubertos, na freguesia de Nossa Senhora dos Mártires, possivelmente na mesma casa onde residiam os tios. Todas as testemunhas do seu processo de habilitação eram genoveses e, a maioria, mercadores. Alguns, como Pelegio Trença, Pedro Francisco Viganego, João Félix Bonfilho ou Octávio Bovon conheciam João Jácome e a sua família havia décadas, ainda antes dos Ghersi se terem mudado para Lisboa. Aliás, a maioria das testemunhas deste processo correspondem às dos processos de habilitação a familiares do Santo Ofício de César e João Tomás Ghersi. João Jácome era apresentado como senhor de uma sólida fortuna. D. Francisco Maria Cazareja, eremita genovês, menciona-o mesmo como um “homem de negocio de grande cabedal”.
Bibliografia
Fontes:ANTT, Habilitação do Santo Ofício – João, maço 22, doc. 525, 25 de Abril de 1689.
Arquivo Paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Livro 1º dos Óbitos 1679-1777, fl. 4.