NOTÍCIAS

IV Colóquio Internacional Diálogos Luso-sefarditas: Call for papers

Instituto Politécnico de Tomar | 24-25 Novembro 2022

Encontra-se aberto o call for papers para o IV Colóquio Internacional Diálogos Luso-sefarditas. As propostas podem ser submetidas até ao próximo dia 1 de Outubro em: lusosefarditasIV@ipt.pt.

Comissão científica: Ângelo Adriano Faria de Assis (Universidade Federal de Viçosa, Brasil) | Antony David Barker (Centro de Línguas, Literatura e Culturas da Universidade de Aveiro) | Bruno Feitler (Universidade Federal de São Paulo, Brasil) | Claude Stuczynski (Universidade Bar-Ilan, Israel) | Cleusa Teixeira (Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, Brasil) | Elvira Azevedo Mea (Universidade do Porto) | Fernanda Olival (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) | Harm den Boer (Universität Basel, Suiça) | James W. Nelson Novoa (Department of Modern Languages and Literatures/Medieval and Renaissance Studies, University of Ottawa, Canada) | José Pedro Paiva (Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra) | Manuel Fernández Chaves (Universidad de Sevilla, Espanha) | Maria de Fátima Reis (Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa)

Decorrerá em Tomar, a 24 e 25 de novembro de 2022, numa organização que envolve o Instituto Politécnico de Tomar, o Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro e a Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Tomar, o IV Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas.
Os Colóquios Internacionais Diálogos Luso-Sefarditas têm vindo a realizar-se periodicamente, desde 2017, em diferentes cidades portuguesas, especialmente na Região Centro, cuja história se interliga com a da presença judaica nessas mesmas comunidades. Estes Colóquios são eventos culturais que procuram oferecer pontes de proximidade entre a investigação universitária e as comunidades locais, abertos à reflexão e ao diálogo científicos, à partilha e divulgação dos resultados de investigação, ao conhecimento e ao encontro da história da presença sefardita especialmente nos territórios da Lusofonia mas também nas suas manifestações de diásporas transfronteiriças e multiculturais.
Assegurados por conferencistas portugueses e estrangeiros, os programas dos Diálogos Luso-Sefarditas estão abertos, também, à
apresentação de comunicações e de outras participações e testemunhos culturais no âmbito das temáticas relacionadas com a história e os legados materiais e imateriais das gentes sefarditas e das suas diásporas globais. Um passado luso-sefardita que se (re)descobre no Presente e na exigência do(s) encontro(s) e diálogo(s) que a atualidade, com todos os seus tempestuosos problemas de conflitos e desterros, violências e intolerâncias, impõe como caminho na construção de um futuro comum.
As propostas de comunicações livres, abertas a investigadores de todas as nacionalidades que se queiram propor, e outras participações culturais, sujeitas a aceitação por parte da comissão científica do evento, acompanhadas de identificação dos proponentes, de um breve currículo dos mesmos e do título e síntese dos respetivos conteúdos, deverão ser enviadas até ao dia 1 de outubro de 2022 para o endereço
seguinte: lusosefarditasIV@ipt.pt.

Para mais informação:
cartazA3-callPAPERS-coloquio-internacional-sefarditas-3.pdf
(PDF PDF, 1 003 KB)

NOTÍCIAS

Sessão evocativa do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 Janeiro, 21h30 | Teatro-Cine de Torres Vedras

Sessão evocativa com a participação de Ana Umbelino e Maria de Fátima Reis. Apresentação da peça KAMARÁD, produção Mochos no Telhado - Coletivo Artístico, direcção artística de Dennis Xavier e Sofia Moura.

NOTÍCIAS

Conferência com Ronaldo Vainfas

19 Janeiro, 16h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala B 112.B

"O cristão-novo Cadornega e a sua obra sobre os Portugueses na África"

NOTÍCIAS

WSD Talks | 18 Janeiro, 18h00 (GMT)

Anna Menny, "The online source edition Key Documents of German-Jewish History: insights and outlooks"

As WSD Talks recebem Anna Menny, coordenadora do projecto Key Documents of German-Jewish History, desenvolvido pelo Institute for the History of German Jews (Hamburgo). Junte-se a nós via Zoom!

NOTÍCIAS

Obra apoiada pela CESAB premiada

Carla Vieira, Nação entre Impérios: Judeus Portugueses e a Aliança Luso-Britânica (Século XVIII)

O livro da investigadora Carla Vieira, publicado pela Editora Húmus e que contou com o apoio da CESAB, recebeu o prémio História da Europa da Fundação Calouste Gulbenkian atribuído pela Academia Portuguesa da História.