Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Raízes. As origens portuguesas das elites sefarditas Norte-Americanas (sécs. XVII-XVIII)


O ano de 1654 é um marco mítico dos primórdios da presença judaica na América do Norte. A tradição conta que 23 judeus, vindos embarcados do Recife após a conquista portuguesa, entraram no porto de Nova Amesterdão e constituíram os elementos fundadores da primeira comunidade judaica na América do Norte. Um facto é que, no final de Seiscentos, a comunidade da antiga Nova Amesterdão, então Nova Iorque, encontrava-se já plenamente estabelecida. O crescimento foi lento mas acelerar-se-ia durante o século XVIII. No início da centúria, o número de judeus na América do Norte rondaria os 250, enquanto que, no final do século, esse número já havia superado os 2000. Novas comunidades emergiram em Newport, Philadelphia, Charleston, Savannah, Richmond, Stratford.

Os judeus sefarditas tiveram um papel preponderante na formação destas comunidades. Nem sempre demograficamente maioritários (sobretudo a partir de meados do século XVIII), estes usufruíam de uma particular ascendência social e económica. Lopez, Gomez, Touro, Salvador, Seixas, Carvalho são sobrenomes que identificam essa elite e cuja origem ibérica é evidente. Encontramo-los na liderança das congregações, operando activamente no comércio atlântico, na origem de instituições financeiras, marcando a vida intelectual norte-americana, construindo uma nação emergente.

O conhecimento das origens e do percurso ibérico destas famílias que, ao longo das centúrias de Seiscentos e Setecentos, atravessaram o Atlântico rumo à América do Norte é ainda algo lacunar. Dada a falta de um cruzamento com as fontes portuguesas, a bibliografia apresenta-nos esses percursos de forma fragmentária e repletos de interrogações.

O projecto Raízes tem como objectivo a pesquisa das origens e do percurso português das famílias que constituíram a elite sefardita nas comunidades judaicas norte-americanas, bem como o desenvolvimento de uma plataforma online para a partilha de materiais e ferramentas de trabalho. Esta, além de servir de meio de divulgação dos resultados da investigação realizada, visa promover o desenvolvimento de novos estudos na área.

O projecto começou em 2014, com a família Mendes Seixas. Encontram-se já disponíveis online materiais relativos a esta família. Mas este é um "work in process" e esperamos vir a desenvolvê-lo também com a ajuda das sugestões dos utilizadores. Por isso, se tem alguma informação que deseje partilhar, contacte-nos.

Bibliografia

Família Mendes Seixas

Família Lopez

 

 
© 2006-2017 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 18.jul.2017       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA