PROJECTOS PASSADOS

Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses (Homens de Cultura e de Ciência)

O Projecto resume-se na organização de uma pesquisa científica tendo em vista a recolha e sistematização de materiais bio-bibliográficos relativos aos mais importantes homens de ciência e de cultura, de origem portuguesa sefardita. Estes materiais, como forma de apresentação final dos resultados de trabalho, serão editados num volume a designar como Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses, Vol 2, em continuação ao Vol 1, «Corpo prosopográfico de mercadores e gente de trato» (pr

Dicionário dos Italianos estantes em Portugal - TERMINADO - EM EDIÇÃO NA ÁREA DE «DICIONÁRIOS»

Resumo do Projecto / Project Summary
Este Projecto traduz-se na organização de uma pesquisa científica tendo em vista a recolha e sistematização de materiais bio-bibliográficos relativos aos mais destacados elementos das comunidades italianas estantes em Portugal ao longo dos séculos XIV a XVIII. Como principal produto final deste projecto será editado um Dicionário que corresponderá a uma forma de apresentação última dos resultados obtidos ao longo da investigação.
Através da consu

Entre Portugal y Flandres: integración de territorios para un desafio global (1580-1665)

Acaba de ser aprobvado, decorrente da propositura, ao Ministério da Ciência de Espanha, do Projecto em epígrafe liderado pelo Prof. Juan Ignacio Pulido Serrano, da Universidade de Alcalá de Henares e ainda a Universidade Complutense de Madrid, a Fundação Carlos de Amberes e a Cátedra "Alberto Benveniste".

Os objectivos da investigação pretendem fazer avançar o estudo das conexões entre grupos financeiros e os projectos políticos na Monarquia Hispânica.

Hebrew illumination in Portugal during the 15th century

Throughout the Middle Ages, Portugal was the home of several Jewish communities. Despite the fact that the coexistence with the Christian majority was not always peaceful, there are substantial evidences of the cultural and artistic relevance of these communities in Portugal, namely in the area of illumination and production of materials for painting. In the fifteenth century, Portugal was one of the most important Jewish artistic and cultural centers in Europe, particularly during the

Catalogação dos manuscritos portugueses da Biblioteca Ets Haim (Montesinos)

Com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, a equipa de investigação da Cátedra «Alberto Benveniste» encontra-se a fazer a catalogação de cerca de 200 manuscritos com texto em português e/ou espanhol, do riquíssimo espólio da Biblioteca Ets Haim (Montesinos), anexa à Sinagoga Portuguesa de Amesterdão.
Estão alocados a este projecto os investigadores:
- Carla Vieira
- Susana Mateus
- Paulo Mendes Pinto (coord.)

Veja o projecto de edição on line dos manuscritos desta import