Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Investigação » Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses (Homens de Cultura e de Ciência)

Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses (Homens de Cultura e de Ciência)

O Projecto resume-se na organização de uma pesquisa científica tendo em vista a recolha e sistematização de materiais bio-bibliográficos relativos aos mais importantes homens de ciência e de cultura, de origem portuguesa sefardita. Estes materiais, como forma de apresentação final dos resultados de trabalho, serão editados num volume a designar como Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses, Vol 2, em continuação ao Vol 1, «Corpo prosopográfico de mercadores e gente de trato» (projecto POCTI, financiado pela FCT).
Chamamos a atenção para uma já adivinhada informação nova no que respeita aos campos da medicina, onde cada vez mais se tem a clara noção do peso científico que os sefarditas detiveram até, pelo menos, os finais do século XIX.
Ao tratar biograficamente figuras de destaque na construção do património científico sefardita, este projecto acederá a toda uma dimensão moderna de relações entre ciência / cultura e economia e poder, lançando assim a pesquisa prosopográfica para os campos da actividade mecenática, simbólica e de consolidação de todo o conjunto de discursos de legitimação de poder que irão ajudar a construir a ideia de Estado Moderno.
Mais, este projecto, ao tratar uma dimensão diaspórica de um conjunto populacional específico, transporta-nos para as raízes da ideia moderna de fazer ciência: redes internacionais, alianças entre pólos, formas de verificação e de validação dos conteúdos, sistemas de credibilidade todos eles profundamente ligados, em matéria e sentido, à forma de estar que, por contingências religiosas e étnicas, os judeus adoptaram na sua vida quotidiana e no campo dos negócios que, ao mesmo tempo, tinham.
Em Portugal está por fazer, não apenas investigação nova, mas também sistematização credível da informação já disponível. Nada melhor do que um inventário biográfico para levar a cabo esta tarefa.


 

 
© 2006-2014 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 15.Set.2014       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA