Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Agenda e notícias » Seminário «Bezoar e Unicórnio: entre Mito e História, Arte e Ciência»

Seminário «Bezoar e Unicórnio: entre Mito e História, Arte e Ciência»


Museu da Farmácia, dia 10 de Fevereiro, pelas 14.00h.

Uma iniciativa organizada no âmbito do projecto de I&D «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano» do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em parceria com a Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” da Universidade de Lisboa e com o Museu da Farmácia.
No próximo dia 10 de Fevereiro (sexta-feira), terá lugar no Museu da Farmácia, em Lisboa, o seminário «Bezoar e Unicórnio: entre Mito e História, Arte e Ciência», uma iniciativa organizada no âmbito do projecto de I&D «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano» do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em parceria com a Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” da Universidade de Lisboa e com o Museu da Farmácia.

Muito gostaríamos de contar com a vossa presença nesta reunião científica que pretende proporcionar uma reflexão alargada sobre uma matéria – bezoar e unicórnio –, que ao longo dos séculos exerceu sobre o Homem um intenso fascínio. As actividades decorrerão durante a tarde, estando prevista uma visita ao Museu (com particular destaque, naturalmente, para as peças associadas à temática do seminário: pedra de Goa, bezoares, unicórnio/presa de narval e de outros animais).

A ideia de organizar este seminário sobre bezoares e unicórnios surgiu no decurso da execução do projecto de I&D «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano», cujo principal objectivo é a edição e tradução para português dos dois livros que o médico albicastrense dedicou ao comentário do tratado grego De materia medica de Dioscórides, ou seja, o Index Dioscoridis (Antuérpia, 1536) e as In Dioscoridis Anazarbei de medica materia libros quinque...enarrationes (Veneza, 1553).
Amato Lusitano aborda, com algum pormenor, as propriedades da pedra bezoar e do chifre de unicórnio (quer seja propriamente a presa de narval ou a de outros animais). Este testemunho matricial constitui-se, assim, no ponto de partida de uma ampla e fecunda exploração do tema, na qual confluem vários saberes complementares (Arte, Farmácia, Filologia, História, Literatura e Medicina).

Cordialmente,

António Manuel Lopes Andrade
Universidade de Aveiro
Departamento de Línguas e Culturas
aandrade@ua.pt

 

 
© 2006-2017 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 2.mar.2017       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA