Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Agenda e notícias » Seminário de Investigação: Susana Bastos Mateus e James Nelson Novoa, "Percursos dos cristãos-novos de Lamego no século XVI: entre a Inquisição e a Diáspora".

Seminário de Investigação: Susana Bastos Mateus e James Nelson Novoa, "Percursos dos cristãos-novos de Lamego no século XVI: entre a Inquisição e a Diáspora".


28 de Setembro, Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste" - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18h
O objectivo deste seminário reside na apresentação de algumas linhas de investigação que temos vindo a desenvolver nos últimos anos sobre os cristãos-novos de Lamego durante o século XVI. O nosso olhar será centrado nos efeitos da instalação de um efémero tribunal do Santo Ofício naquela localidade, bem como nos percursos e vivências destes cristãos-novos entre os cárceres inquisitoriais e a fuga para alguns locais da diáspora. Serão analisados dois dos principais destinos destas famílias de Lamego na Península Itálica: o grão-ducado da Toscana e a cidade de Roma e, para uma melhor compreensão das múltiplas e complexas dimensões destes percursos vitais, apresentaremos o exemplo da família Fonseca, através dos dados obtidos na documentação consultada nos arquivos romanos.
Estrutura do Seminário:
1. Os cristãos-novos de Lamego nas vésperas da entrada da Inquisição;
2. As dimensões da repressão inquisitorial: denúncias, processos e apelações;
3. As saídas e as fugas: os casos da Toscana e de Roma;
4. Um caso paradigmático: a família Fonseca em Roma.



 

 
© 2006-2019 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 1.mar.2019       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA