Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Agenda e notícias » 20 anos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste»

20 anos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste»


27 de Maio, 10:00, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III

Comemoração do 20.º aniversário da CESAB com conferências de Béatrice Pérez e Jonathan Israel
Este ano, a primeira instituição académica portuguesa dedicada ao estudo das comunidades sefarditas de Portugal e da Diáspora comemora 20 anos de existência. Fundada em 1996, a Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» tem desenvolvido iniciativas pioneiras no campo dos estudos judaicos em Portugal, através da organização de conferências e de cursos especializados, do apoio a iniciativas científicas e culturais, da edição de monografias temáticas e da publicação de uma revista anual, os Cadernos de Estudos Sefarditas.

Num momento em que é crescente o interesse pela herança judaica na cultura e história portuguesas, esta efeméride merece ser evocada.

Assim, no próximo dia 27 de Maio, a Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» marca o seu vigésimo aniversário com um seminário que se iniciará às 10.00h no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que terá como convidados dois conceituados especialistas de renome internacional, Beatrice Pérez e Jonathan Israel.

Béatrice Pérez, professora na Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV) e autora do livro Inquisition, Pouvoir, Societé. La province de Séville et ses judéoconvers sous les Rois Catholiques, galardoado com o “Prix de la Recherche Alberto Benveniste” em 2008, abrirá o seminário com a comunicação “Quelquer cas de marchands conversos sévillans sur le chemin des marges géographiques (Canaries)”.

Seguir-se-á, pelas 11.00, a conferência de Jonathan Israel, dedicada ao tema da Diáspora sefardita no Atlântico - “Western Sephardic Jewry and the Transformation of the Atlantic World (1500-1800)”. Jonathan Israel é professor da School of Historical Studies, em Princeton (EUA) e autor de obras incontornáveis da historiografia actual, como European Jewry in the Age of Mercantilism, 1550-1750, Diasporas Within a Diaspora: Jews, Crypto-Jews and the World of Maritime Empires (1540-1740), ou a trilogia que o consagrou como um dos maiores especialistas mundiais no estudo do Iluminismo e dos fundamentos da cultura contemporânea: Radical Enlightenment (2001), Enlightenment Contested (2006) e Democratic Enlightenment (2011).

O programa científico continuará com outras iniciativas enquadradas no âmbito da comemoração dos 20 anos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste», designadamente o lançamento do número 15 dos Cadernos de Estudos Sefarditas, a apresentação da obra Mendes Benveniste. Uma Família Sefardita nos Alvores da Modernidades e a inauguração de uma exposição alusiva ao percurso de 20 anos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste».



Para mais informação: Cartaz_final_web.pdf (PDF formato pdf, 19,912 KB)

 

 
© 2006-2017 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 2.mar.2017       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA