Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Agenda e notícias » Concurso para atribuição de duas (2) Bolsas de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do projecto Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses: Corpo Prosopográfico de Homens de Cultura e de Ciência. FLUL/Cátedra de Estudos Sefarditas

Concurso para atribuição de duas (2) Bolsas de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do projecto Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses: Corpo Prosopográfico de Homens de Cultura e de Ciência. FLUL/Cátedra de Estudos Sefarditas


O concurso encontra-se aberto no período de 21 de Maio a 03 de Junho de 2013.

Consulte aqui
Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Iniciação Científica (BIC)

Referência: BIC-2/Dicionário/CESAB

Área científica genérica: History

Área científica específica: History of religions

Texto do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Iniciação Científica no âmbito do projecto de investigação Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses: Corpo Prosopográfico de Homens de Cultura e de Ciência na Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” (CESAB) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiadas pela CESAB, nas seguintes condições:



Área Científica Genérica: História



Área Científica Específica: Estudos Sefarditas



Requisitos de admissão:

a) Frequência do 1.º Ciclo em História;

b) Aprovação em número igual ou superior a 120 créditos ECTS;

c) Curriculum vitae;

d) Bom domínio (na óptica do utilizador) do ambiente Windows e Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook, Internet Explorer…);

e) Carta de motivação;



Requisitos adicionais:

a) Gosto pela investigação;

b) Capacidade de trabalho em equipa.



Plano de trabalhos: Os/as candidatos/as admitidos/as desenvolverão as suas tarefas de investigação dentro do seguinte elenco:

a) recolha de informação sobre mercadores sefarditas (bibliografia e fontes);

b) inserção dos materiais recolhidos em base de dados informática;

c) tratamento da informação e preparação da redacção final dos respectivos verbetes, inserindo, quando aplicável, a nova informação nos materiais já antes recolhidos noutras fases do projecto.



Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro ; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP 2012 - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt



Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste”, sita na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bem como em bibliotecas e arquivos de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor António Marques de Almeida e da Prof.ª Doutora Maria de Fátima Reis.



Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em Julho de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 10 meses.



Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 385€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária.



Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

Avaliação curricular: 30%

Carta de Motivação: 30%

Entrevista: 40%



Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri: Professor Doutor António Augusto Marques de Almeida

1.º Vogal Efectivo: Dr.ª Monique Benveniste

2.º Vogal Efectivo: Profª. Doutora Maria de Fátima de Reis

Vogal Suplente: Prof. Doutor Luís Afonso



Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público da CESAB e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.fl.ul.pt/upc-bolsas-e-programas-de-investigacao/upc-bolsas-bolsas-flul ).

Do projecto de lista de classificação final podem os/as candidatos/as reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

Os/as candidatos/as aprovados/as serão notificados/as através de e-mail.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 de Maio a 03 de Junho de 2013

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

a) Cópia do Documento de Identificação;

b) Curriculum Vitae;

b) Certificado de unidades curriculares realizadas;

c) Carta de motivação;

d) Outros documentos comprovativos considerados relevantes.



As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período em que o concurso se encontra aberto, no horário das 14 às 17h, na CESAB, ou remetidas por correio para a Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste”, Faculdade de Letras de Lisboa, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa ou ainda ser enviadas por e-mail para o endereço: geral@catedra-alberto-benveniste.org com os documentos digitalizados em suporte PDF. Neste caso os originais poderão ser solicitados para eventuais esclarecimentos, devendo estes ser apresentados obrigatoriamente pelo candidato seleccionado.




Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/CESAB - Cátedra de estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"


Data limite de candidatura: 03 June 2013
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)


Top of page


2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa - 1649-214
Portugal

Email: claudia.gomes@fl.ul.pt

Website: http://www.fl.ul.pt


Top of page

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Vazio

Top of page


4. Línguas exigidas
4. Required languages

Vazio

Top of page


5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience

 

 
© 2006-2017 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 19.set.2017       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA