Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Agenda e notícias » "Dom Isaac Abravanel, Estadista e Filósofo", de Benzion Netanyahu

"Dom Isaac Abravanel, Estadista e Filósofo", de Benzion Netanyahu


Finalmente em português a excepcional biografia de Isaac Abravanel, feita por Benzion Netanyahu. A edição é da Tenacitas, com a parceria da Rede de Judiarias, e o apoio da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste». Visite aqui
Figura ímpar do Renascimento português, Isaac Abravanel, além de estadista, diplomata, cortesão e financeiro de renome internacional, foi senhor de um saber enciclopédico, um notável exegeta e filósofo, e um escritor brilhante. Nele cruzaram-se e encerraram-se, em simultâneo, duas antigas linhagens da tradição judaica: a dos estadistas e a dos filósofos judeus medievais.
A vida e a obra de Isaac Abravanel, nascido em Lisboa em 1437, foi marcada pela tragédia da perseguição aos judeus peninsulares. Tesoureiro de D. Afonso V, é condenado à morte no reinado de D. João II pela sua proximidade à Casa de Bragança; refugia-se em Castela, onde lidera com grande coragem a comunidade judaica que será expulsa deste país pelos Reis Católicos em 1492; exilando-se desta vez em Itália, onde morre em Veneza no ano de 1508.
Qualquer que seja a opinião que formemos sobre o impacto de Isaac Abravanel na história, é indiscutível que ele simbolizou um dinamismo que levou o povo judeu a sair de um terrível impasse. (...) Abravanel deu à sua geração a resposta que esta esperava ouvir, confrontada que estava com o abismo do mais negro desespero, a única resposta capaz de sacudir indivíduos desesperados e a única susceptível de dar novo sentido às suas vidas e às suas lutas.

 

 
© 2006-2017 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 18.jul.2017       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA