Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Agenda e notícias » 3º Ciclo de Conferências luso-italianas - Circulação de mercadorias, pessoas e ideias (sécs. XV-XVIII)

3º Ciclo de Conferências luso-italianas - Circulação de mercadorias, pessoas e ideias (sécs. XV-XVIII)


Fevereiro de 2013 - Janeiro de 2014

De Fevereiro de 2013 a Janeiro de 2014, decorre o 3º Ciclo de Conferências luso-italianas,co-organizado pelo CHAM e pela Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» participa activamente. Este 3º Ciclo tem como tema a circulação de mercadorias, pessoas e ideias entre os séculos XV e XVIII.
Na sequência das problemáticas e pistas de investigação levantadas pelas intervenções que protagonizaram os dois ciclos de conferências luso-italianas (anos 2011 e 2012) surgiu um debate promovido pelos próprios investigadores da área e pelo público em geral que demonstrou um vivo interesse pelo assunto em questão. Assim, depois de ter sido feito um balanço das investigações mais recentes, bem como a apresentação dos novos estudos sobre a comunidade italiana em Lisboa na Idade Moderna (1º Ciclo de Conferências em 2011), prosseguiu-se com uma temática que permitiu cruzar os interesse dos investigadores da história da arte, história económica e história social. O ciclo Lisboa dos Italianos (2012) despertou o interesse de um público heterogéneo que levantou questões ligadas ao tema da circulação de mercadorias, pessoas e ideias entre Itália e Portugal ao longo da Época Moderna.
Por essa razão, o presente ciclo de conferências irá debruçar-se sobre a importância das rotas comerciais e culturais entre Portugal e Itália, rotas repletas de agentes e intermediários, entre os quais os mercadores italianos residentes em Portugal e os cristãos-novos portugueses tiveram um papel de relevo, estabelecendo entre si relações de cooperação de extrema vitalidade e dinamismo.






















Para mais informação: folheto_Lella_ultimo-1.pdf (PDF formato pdf, 1,161 KB)

 

 
© 2006-2017 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 30.mar.2017       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA