NOTÍCIAS

Apresentação de "Centúrias de Curas Medicinais" de Amato Lusitano

Auditório da Biblioteca Nacional de Lisboa, dia 8 de Setembro, pelas 18h.30

No ano em que se celebram 500 anos do nascimento do célebre médico português, o Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos realizou uma edição, em dois volumes, das Centúrias de Curas Medicinais, que será apresentada publicamente, numa iniciativa conjunta da Ordem e da BNP. A sessão de apresentação desta obra paradigmática de Amato Lusitano dividir-se-á em duas partes:

- O Primado da Clínica em Amato Lusitano
por Victor Machado Borges

- A parasitologia nas Centúrias de Curas Medicinais
por David de Morais

Seguir-se-á uma visita acompanhada à mostra sobre Amato Lusitano que está patente na BNP até ao dia 30 de Setembro. Até essa data, a Livraria Babel situada no átrio da BNP estará a vender as obras do Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos, nomeadamente esta reedição das Centúrias de Curas Medicinais

(elementos retirados do web site da Biblioteca Nacional de Lisboa)


NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.