NOTÍCIAS

Novo volume da Colecção Usque

A Colecção Hebraica de Sebastião José de Carvalho e Melo

Transcrição, anotação e introdução de Carla Vieira

Sinopse:
No final de 1738, o enviado extraordinário da corte portuguesa em Londres, Marco António de Azevedo Coutinho, recebia ordens de Lisboa para procurar “com a maior diligência, com modo porém, e circunspeção” Bíblias judaicas, versões do Talmud, livros litúrgicos e outros de matéria judaica. Em simultâneo, deveria indagar sobre a vida e costumes dos judeus residentes na cidade britânica. Por essa altura, Azevedo Coutinho já se encontrava na recta final da sua missão londrina e pronto a regressar a Portugal. No seu lugar ficaria Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro Marquês de Pombal, que dava então início ao exercício do primeiro ofício diplomático da sua carreira. Foi a ele que coube dar resposta aos trinta e dois pontos discriminados na encomenda, tarefa que o acompanhou durante todo o período em que esteve em Londres.
Em Agosto de 1740, Carvalho e Melo dava a conhecer à corte portuguesa os primeiros resultados das suas pesquisas. Os cinco pontos iniciais da encomenda encontravam assim uma resposta minuciosa e exaustiva, à imagem das missivas remetidas regularmente para Lisboa. É esta “Colecção Hebraica”, da qual restam hoje duas cópias na Biblioteca Pública de Évora, que surge aqui alvo de uma edição crítica inédita, comparando as duas versões e uma terceira parcial conservada na Colecção Pombalina da Biblioteca Nacional de Portugal. No final, apresenta-se um anexo documental que visa o enquadramento do texto e do seu contexto de produção.
A “Colecção Hebraica ou Compêndio de várias matérias pertencentes ao presente estado da Nação Judaica Refugiada nos Reinos da Grã-Bretanha e Estados da Holanda” é, assim, um testemunho único sobre o Judaísmo e a diáspora judaico-portuguesa pela pena de Sebastião José de Carvalho e Melo, a qual reflecte a visão de uma elite portuguesa católica ilustrada, erudita, mas imersa num profundo sentimento anti-judaico.

PVP: 15€
Encomende enviando um email para cesab@letras.ulisboa.pt

Para mais informação:
Amostra.pdf
(PDF PDF, 181 KB)

NOTÍCIAS

Conferência de Roberta Guimarães Franco

29 Abril, 18h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.E (edifício da Biblioteca)

Conferência "É preciso um leitor ideal diante da história das crianças judias de Órion, de Mário Cláudio?" de Roberta Guimarães Franco (Universidade Federal de Minas Gerais)

NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".