NOTÍCIAS

WSD Talks

22 Março, 18h00 (GMT) | Via Zoom

Na próxima segunda-feira, realiza-se a primeira sessão das WSD Talks, uma iniciativa do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap.

Nesta primeira sessão, Carla Vieira (CHAM - NOVA FCSH), coordenadora do Western Sephardic Diaspora Roadmap, e Gábor Kádár, responsável pelo Yerusha - European Jewish Archives Portal, uma iniciativa da Rothschild Foundation Hanadiv Europe, irão apresentar estes dois projectos que conjugam as metodologias das Humanidades Digitais com a promoção do património arquivístico judaico.
As WSD Talks são uma iniciativa do Western Sephardic Diaspora Roadmap, um projecto desenvolvido pelo CHAM - Centro de Humanidades e pelo Laboratório de Humanidades Digitais da NOVA FCSH, com a parceria da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste e o apoio de fundos internacionais. Estes encontros, realizados periodicamente, visam dar a conhecer projectos inovadores direcionados para a preservação e divulgação da história, memória e património judaicos e, em particular, da diáspora sefardita.
A sessão será transmitida via zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86243067365?pwd=ZUkvWHVqa1NDb1NpRmhNaDBHRUJmUT09. ID: 862 4306 7365; Password: 977737

Para mais informação:
wsd-talks-22fev2021-vertical-EN.jpg
( JPG, 568 KB)

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.

NOTÍCIAS

Unlocking Diaspora Archives: Western Sephardic Diaspora Roadmap Workshop

28 Novembro, 9h30-17h30 | Biblioteca Nacional de Portugal, auditório

O workshop final do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap irá debater o património arquivístico judaico português e da diápora judaico-portuguesa e as estratégias para a sua preservação, divulgação e acessibilidade.