NOTÍCIAS

Projecção do Filme "Debaixo do Céu"

28 Janeiro, 10h00 | Teatro-Cine de Torres Vedras

Evocando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a Cátedra Alberto Benveniste, promove esta sessão na qual será exibido o filme "Debaixo do Céu" de Nicholas Oulman

Debaixo do Céu
Um filme de Nicholas Oulman
M/12 | POR, 2017, Cores, 79 min.
Sinopse:
Onde estão hoje os refugiados que passaram por Portugal fugidos do nazismo? Quais são as suas memórias de fuga e como chegaram ao porto de abrigo no extremo da Europa? Como viam os portugueses que os acolheram? Como partilham hoje esse legado? Eis as perguntas que "Debaixo do Céu" procura responder numa longa-metragem que traz para o presente os dramas e aventuras dos refugiados judeus da II Grande Guerra. Realizado pelo português de origem judaica Nicolas Oulman ("Alain Oulman - Com Que Voz"), este documentário dá a conhecer testemunhos contados na primeira pessoa e inúmeros documentos escritos, fotografias e imagens de arquivo dos anos 1940.

Inscrições e informações: museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt

Para mais informação:
Holocausto_2020-2.jpg
( JPG, 975 KB)

NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.