NOTÍCIAS

II Colóquio Internacional “Diálogos Luso-Sefarditas”

Museu de Aveiro / Santa Joana, 12 e 13 de Dezembro

A Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste participa da organização deste colóquio promovido pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas/Departamento de Línguas e Culturas (Universidade de Aveiro), que visa promover a investigação e a divulgação da história, língua, ciência e literatura dos judeus e cristãos-novos portugueses.

A comunidade judaica tem uma presença significativa na Península Ibérica (Sefarad) desde tempos muito recuados, anterior à formação dos reinos ibéricos. Ao longo dos séculos, manteve uma relação estreita e dialogante com a maioria católica, repleta de momentos de diálogo frutuoso e de colaboração mútuos, mas também de intolerância. Os alvores  da época moderna  ficaram marcados pela questão judaica, tanto em Espanha como em Portugal, com os processos de expulsão e de conversão forçada dos judeus castelhanos, aragoneses e portugueses, e sobretudo pelo estabelecimento do Tribunal da Inquisição, cuja acção determinante se fez sentir em Portugal, com particular incidência sobre os cristãos-novos, por um período de quase trezentos anos (1536-1821), fomentando o desterro de milhares de portugueses que se foram organizando em inúmeras comunidades dispersas pelo Velho e pelo Novo Mundo.
O Centro de Línguas, Literaturas e Culturas/Departamento de Línguas e Culturas (UA), em conjunto com o Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC), com o Centro de Estudos Clássicos (UL), com a Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (UL) e com a Câmara Municipal de Aveiro, reuniram esforços para organizar o II Colóquio Internacional “Diálogos Luso-Sefarditas” com o objectivo de promover a investigação e a divulgação da enorme riqueza desta relação antiga e matricial, que é parte integrante da identidade portuguesa e lusófona, patente nas suas múltiplas manifestações em áreas tão diversas como a história, a linguística, a ciência ou a literatura.

Para mais informação:
cartaz2019_A2_geral.pdf
(PDF PDF, 240 KB)

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.

NOTÍCIAS

Unlocking Diaspora Archives: Western Sephardic Diaspora Roadmap Workshop

28 Novembro, 9h30-17h30 | Biblioteca Nacional de Portugal, auditório

O workshop final do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap irá debater o património arquivístico judaico português e da diápora judaico-portuguesa e as estratégias para a sua preservação, divulgação e acessibilidade.