NOTÍCIAS

Seminário Internacional "História das Inquisições"

6 a 8 de Novembro | Universidad de Finis Terrae

Um seminário organizado pelo Grupo de Investigação "História das Inquisições" e com o apoio da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste

O Seminário Internacional de História das Inquisições convoca investigadoras e investigadores a reflectir e dialogar sobre fenómenos inerentes à existência contemporânea dos tribunais do Santo Ofício e da expansão colonial europeia. Trata-se de dois aspectos característicos de um período altamente relevante na conformação das realidades actuais. Durante a Época Moderna as monarquias ibéricas levaram a cabo um processo de expansão imperial sem precedentes a nível planetário. A instauração de realidades coloniais implicou um intenso processo de transplantação de pessoas, instituições e ideias que a posteriori mudaria radicalmente o rosto de todas as sociedades envolvidas. Uma dimensão fundamental nesta empresa constituiu-se pela conformação de novas estruturas de poder orientadas para o controlo, à distância, sobre as pessoas e os territórios. Não menos importante, as realidades religiosas e as estruturas a elas inerentes, viram-se radicalmente afectadas.
É neste contexto que se pode analisar a existência de tribunais inquisitoriais, tanto metropolitanos como coloniais. O que pode haver de comum no traslado destes organismos a lugares não europeus? Que processos inéditos se podem observar? Como se articularam as visões centralistas e os diálogos entre centros e periferias? Como compreender estes fenómenos? O Seminário convida a interpelar e questionar categorias, usuais dentro dos debates actuais, como hegemonia e periferia, experiência religiosa e transgressão. Ao mesmo tempo, evidencia-se um importante campo de investigação relativo à emergência de novas identidades culturais e religiosas num mundo progressivamente globalizado, em que uma das dinâmicas fundamentais é a migração a nível planetário de actores, como os segmentos cristãos-novos ou os oficiais inquisitoriais.

Para mais informação:
Inq-Programa-triptico-atualizado-3nov_(1).pdf
(PDF PDF, 973 KB)

NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.