NOTÍCIAS

Sessão evocativa do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de Janeiro, 15h00-19h00 | Teatro-Cine de Torres Vedras

Mesa-redonda "(Re)pensar a memória do Holocausto hoje: desafios e realizações", seguida da exibição do filme "O Cônsul de Bordéus" (João Correa e Francisco Manso).

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/16

Sinopse do filme:
Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar (que, durante esses anos, manteve a neutralidade de Portugal), e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França. Revelando uma coragem e determinação invulgares - e consciente do risco para sua vida e a da sua família -, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis. Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus". Aristides de Sousa Mendes faleceu na miséria, a 3 de abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa.

Realização: João Correa, Francisco Manso
Género: Drama
Duração: 90 minutos
Portugal (2011)


Mesa-Redonda "(Re)pensar a memória do Holocausto hoje: desafios e realizações."
Participantes:
Embaixador Luís Barreiros, Ministério dos Negócios Estrangeiros; Chefe da delegação portuguesa junto da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA)
Goffredo Adinolfi, Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa
Marta Torres, Associação de Professores de História
Moderação: Susana Bastos Mateus, Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa



Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste" da Universidade de Lisboa com a parceria da Associação de Professores de História

Para mais informação:
Cartaz_2019.pdf
(PDF PDF, 517 KB)

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.

NOTÍCIAS

Unlocking Diaspora Archives: Western Sephardic Diaspora Roadmap Workshop

28 Novembro, 9h30-17h30 | Biblioteca Nacional de Portugal, auditório

O workshop final do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap irá debater o património arquivístico judaico português e da diápora judaico-portuguesa e as estratégias para a sua preservação, divulgação e acessibilidade.