NOTÍCIAS

6.º Ciclo de Conferências «Relações Luso-Italianas na Época Medieval e Moderna»: Próxima sessão

22 de Novembro, 17.30 | Sociedade de Geografia de Lisboa

"Os Ottone e o fabrico de papel em Portugal no século XVIII" por Maria José Santos (Museu do Papel)

Continuando a análise das várias dimensões das relações luso-italianas ao longo da época moderna, o presente ciclo tem como horizonte o estudo das formas de produção cultural que circulavam entre as duas penínsulas ao longo de toda a Época Moderna. Numa Europa de divisões políticas e sociais, para além das barreiras físicas e geográficas, os fenómenos culturais extravasam qualquer tipo de fronteiras. Nesse sentido, espera-se comprovar como a produção cultural, na sua perspectiva mais ampla, concorra para o abatimento de qualquer fronteiras, criando processos de debates e dinâmicas de interrelações entre os diversos grupos sociais da Idade Moderna. Recordando Umberto Eco, a quem queremos aqui deixar a nossa homenagem, “cultura não quer dizer economia, e só vamos sobreviver se desenvolvermos a ideia de uma unidade cultural”.


Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- FL / UL
- Cátedra Alberto Benveniste
- CIDEHUS / UÉ

Apoio
- SGL
- Embaixada de Itália
- IIC Lisboa
- GEO / CML
- AERPI
- Academia de Marinha

NOTÍCIAS

Conferência de Roberta Guimarães Franco

29 Abril, 18h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.E (edifício da Biblioteca)

Conferência "É preciso um leitor ideal diante da história das crianças judias de Órion, de Mário Cláudio?" de Roberta Guimarães Franco (Universidade Federal de Minas Gerais)

NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".