NOTÍCIAS

20 anos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste»

27 de Maio, 10:00, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III

Comemoração do 20.º aniversário da CESAB com conferências de Béatrice Pérez e Jonathan Israel

Este ano, a primeira instituição académica portuguesa dedicada ao estudo das comunidades sefarditas de Portugal e da Diáspora comemora 20 anos de existência. Fundada em 1996, a Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» tem desenvolvido iniciativas pioneiras no campo dos estudos judaicos em Portugal, através da organização de conferências e de cursos especializados, do apoio a iniciativas científicas e culturais, da edição de monografias temáticas e da publicação de uma revista anual, os Cadernos de Estudos Sefarditas.

Num momento em que é crescente o interesse pela herança judaica na cultura e história portuguesas, esta efeméride merece ser evocada.

Assim, no próximo dia 27 de Maio, a Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» marca o seu vigésimo aniversário com um seminário que se iniciará às 10.00h no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que terá como convidados dois conceituados especialistas de renome internacional, Beatrice Pérez e Jonathan Israel.

Béatrice Pérez, professora na Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV) e autora do livro Inquisition, Pouvoir, Societé. La province de Séville et ses judéoconvers sous les Rois Catholiques, galardoado com o “Prix de la Recherche Alberto Benveniste” em 2008, abrirá o seminário com a comunicação “Quelquer cas de marchands conversos sévillans sur le chemin des marges géographiques (Canaries)”.

Seguir-se-á, pelas 11.00, a conferência de Jonathan Israel, dedicada ao tema da Diáspora sefardita no Atlântico - “Western Sephardic Jewry and the Transformation of the Atlantic World (1500-1800)”. Jonathan Israel é professor da School of Historical Studies, em Princeton (EUA) e autor de obras incontornáveis da historiografia actual, como European Jewry in the Age of Mercantilism, 1550-1750, Diasporas Within a Diaspora: Jews, Crypto-Jews and the World of Maritime Empires (1540-1740), ou a trilogia que o consagrou como um dos maiores especialistas mundiais no estudo do Iluminismo e dos fundamentos da cultura contemporânea: Radical Enlightenment (2001), Enlightenment Contested (2006) e Democratic Enlightenment (2011).

O programa científico continuará com outras iniciativas enquadradas no âmbito da comemoração dos 20 anos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste», designadamente o lançamento do número 15 dos Cadernos de Estudos Sefarditas, a apresentação da obra Mendes Benveniste. Uma Família Sefardita nos Alvores da Modernidades e a inauguração de uma exposição alusiva ao percurso de 20 anos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste».

Para mais informação:
Cartaz_final_web.pdf
(PDF PDF, 19 912 KB)

NOTÍCIAS

VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Museu da Guarda | 28-29 Novembro 2024

O Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas regressa este ano para a sua sexta edição. A CESAB volta a juntar-se à organização desta iniciativa que decorrerá na cidade da Guarda entre 28 e 29 de Novembro.

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.