NOTÍCIAS

Colóquio Internacional – Exposição Bibliográfica «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)». Biblioteca Pública Municipal do Porto (7 e 8 de março).

7 e 8 de março

Nos dias 7 e 8 de março de 2013, decorre no Auditório da Biblioteca Municipal do Porto, o Colóquio Internacional «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)». A Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» participa como instituição neste colóquio, com a presença de alguns dos seus investigadores.

A Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal do Porto, através do Centro de Línguas e Culturas e da Biblioteca Pública Municipal do Porto, tendo como enquadramento o projeto de I&D «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano», uniram esforços no sentido de organizar esta iniciativa, em parceria com outras três Unidades de I&D: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra; Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.
O Colóquio Internacional «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)» terá lugar na BPMP, nos próximos dias 7 e 8 de Março. No primeiro dia do colóquio será inaugurada a Exposição Bibliográfica (patente na BPMP de 7/3 a 15/4), estando também prevista a apresentação de um volume, que integra um conjunto de estudos e o catálogo da exposição.
Os trabalhos em curso no projeto de investigação «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano» do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro constituíram-se como o ponto de partida de uma reflexão alargada e fecunda sobre três temas – Humanismo, Diáspora e Ciência –, que consideramos nucleares tanto para a leitura da obra do próprio Amato Lusitano, o médico albicastrense que passou a maior parte da vida no desterro, como, no fundo, para a compreensão do percurso e da obra de tantos outros vultos insignes de Portugal e da Europa, nos séculos XVI e XVII.
Para mais informações sobre o evento, remetemos os interessados para a página do projeto [http://amatolusitano.web.ua.pt].



Para mais informação:
Coloquio_Internacional.pdf
(PDF PDF, 238 KB)

NOTÍCIAS

Conferência com Claude B. Stuczynski

15 de Março, 17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.G (edifício da Biblioteca)

"Revisitando um clássico da literatura anti Cristã-Nova:o Breve discurso contra a herética perfídia do Iudaismo de Vicente da Costa Mattos (reações e significado)"

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.

NOTÍCIAS

Unlocking Diaspora Archives: Western Sephardic Diaspora Roadmap Workshop

28 Novembro, 9h30-17h30 | Biblioteca Nacional de Portugal, auditório

O workshop final do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap irá debater o património arquivístico judaico português e da diápora judaico-portuguesa e as estratégias para a sua preservação, divulgação e acessibilidade.